Couch surfing, uma nova forma de hospedagem

O que é o couch surfing?

 

 

O Couch Surfing (Surfe no sofá, em português) é um projeto baseado na internet, que funciona como uma rede social, conectando pessoas do mundo todo interessadas em hospedagem grátis com as pessoas locais que desejam hospedar visitantes. Foi criado em 2003, de forma que os turistas pudessem fazer amizades em diversas partes do mundo, além de conhecer os destinos. A idéia do projeto é fazer com que os visitantes conheçam os lugares através do ponto de vista dos anfitriões, que servem como os seus guias.
Em 2012 o projeto atingiu um total de 1 milhão de membros em mais de 180 países, dentre viajantes e anfitriões. O sistema que funciona na internet, serve para organizar as vagas de hospedagem e conectar as pessoas interessadas em viajar para destinos semelhantes, através de fóruns de discussão, reuniões e conversas on line.
Esta rede pode ser utilizada também por pessoas que não desejam hospedar ninguém, mas apenas querem conhecer outros viajantes que estão de passagem por suas cidades.

 

 

Couchsurfing-logo

Observações ao utilizar o couch surfing

 

 

  • A pessoa que se dispor a fazer couch surfing deve aceitar as regras da casa onde irá se hospedar e também ser flexível para fazer passeios com os anfitriões e para conviver com as pessoas do local, algo não muito comum quando se está hospedado em um hotel.
  • Antes de se aventurar nesse mundo é interessante participar de reuniões com os membros da rede, que acontecem semanalmente nas grandes cidades do mundo todo, além da internet, para conhecer melhor como funciona a comunidade.
  • Pesquise com antecedência os perfis semelhantes ao seu, procurando os que combinam com os seus gostos e preferências, para que não haja um choque cultural muito grande.
  • Ao viajar em grupo, as possibilidades de se encontrar algum anfitrião diminuem, sendo muito mais fácil encontrar vagas quando se está viajando sozinho ou em dupla. Estando em um número maior de pessoas, podem existir possibilidades mais baratas de hospedagem.
  • Nem sempre as hospedagens podem ser gratuitas, o que deve ser combinado antes.
  • O intuito do projeto é que haja uma troca de conhecimento entre os participantes, por isso participe sempre que puder das atividades propostas pelo anfitrião.

 

 

Quer conhecer melhor esta comunidade?

 

 

Acesse o site CouchSurfing para se cadastrar e crie o seu perfil, deixando claro quais os são os seus interesses, quais os países que você já visitou e quais você gostaria de conhecer. Diga também o que gosta de fazer quando está viajando e nas horas de lazer. A partir daí será possível buscar hospedagens e também participar dos encontros com os membros para explorar melhor essa rede. Se você se identificar e concordar, pode ser uma excelente opção de hospedagem e uma forma interessante de conhecer novos lugares e pessoas!

Referências: CouchSurfing, WikipédiaRevista Mundo Estranho.

 

 

Leia também:

 

Pague suas contas com MercadoPago e acumule milhas!

Venda as suas milhas aéreas e economize na compra de passagens

Viaje seguro com a nossa parceria de seguro viagem

 

10 comentários em “Couch surfing, uma nova forma de hospedagem

  1. Acho sensacional essa nova modalidade que surgiu e vejo muita gente fazendo… Super empreendedor quem lançou esse conceito! vocês já fizeram? para onde? o que acharam?
    Ainda não fiz, mas tenho vontade…

    1. Eu ja fiz, e ate encontrei o Bruno, o pai dos meus filhos, no site do courchsurfing 🙂 É um forma incrível de conhecer novas pessoas e a cultura local de verdade economizando dinheiro na viagem.

  2. Eu acho essa ideia muito massa. Já li a respeito, tenho amigos que já entraram nesse clima e gostaram bastante. Nunca fiz, mas confesso que tenho vontade, até por ser o meio de conhecer mais gente, fazer novas amizades =)

  3. que ótimo jeito de viajar, hospedar e conhecer outros locais, pessoas e culturas… cada dia que passa, o intercâmbio cultural fica mais acessível.. claro que dependendo do perfil, o tradicional ainda vigora.. mas “coisas ” novas são sempre bem-vindas! ótima dica!

  4. Olha que legal! Já tinha ouvido falar sobre o couchsurfing, mas nunca aprofundei as minhas pesquisas sobre. Adorei a ideia de conhecer novos lugares e pessoas com culturas diferentes, deve ser um máximo
    !

  5. Muito interessante esse texto! Adorei saber mais sobre o couchsurfing. Confesso que nunca tinha lido muito sobre. Mas a ideia é excelente! Parabéns pelo post.

Deixe uma resposta