Johnny Cay, San Andrés

Ilha de San Andrés, Colômbia

A Ilha de San Andrés é a maior ilha do arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, localizado no mar do Caribe, a 191 km a leste da Nicarágua e a nordeste da Costa Rica e 775 km a noroeste da costa da Colômbia, que tem domínio sobre a região. A ilha de Providencia, a segunda maior, está situada a 80 km a noroeste.

 

Aquário San Andrés
Aquário, San Andrés

 

San Andrés é famosa pelo mar de sete cores que atrai muitos turistas, além de paisagens tropicais, tranquilidade e uma rica gastronomia baseada em frutos do mar. A população é descendente de corsários e ingleses e o idioma mais falado é o creole, que mistura inglês e francês, apesar de muitos falarem o inglês e o espanhol. Os preços são bem inferiores do que os cobrados em outras regiões do Caribe, na maioria das atrações.

Além disso, a região é isenta de impostos, com diversas lojas que vendem desde malas, roupas e calçados, até perfumes e eletrônicos. Os preços são um pouco mais baixos do que no Brasil na maioria dos casos. Os perfumes possuem preços comparados com os encontrados nos EUA.

A moeda oficial é o peso colombiano. Também são aceitos cartões de crédito e dólares na maioria das atrações turísticas. Caso possuir um cartão de débito internacional poderá sacar em qualquer um dos bancos da ilha.

Como chegar?

 

Os brasileiros não necessitam de passaporte nem visto para entrar na ilha por se tratar de um destino localizado na América do Sul. Basta um documento de identidade com validade inferior a 10 anos e foto recente. Caso fizer uma conexão em outro país fora da América do Sul será necessário viajar com o passaporte válido.

Para embarcar, será exigido um cartão de turismo no valor de  COP 48.000, vendido pelas próprias companhias aéreas ao fazer o procedimento de check in. Este cartão será exigido na entrada e na saída da ilha, guarde muito bem quando recebê-lo.

Partindo do Brasil então temos três opções:

  • Copa Airlines, cuja conexão é na cidade do Panamá e neste caso é exigida a apresentação do passaporte válido;
  • Avianca, com conexão em Bogotá, onde não é necessária a apresentação do passaporte, bastando apenas que possua a identidade válida.
  • LATAM, cujo vôo faz diversas conexões em diferentes países da América do Sul, também não exigindo o passaporte. Esta opção torna a viagem muito cansativa, pois caso escolha poderá levar até um dia para chegar no destino final.

Escolhemos a primeira opção por já possuir passaporte e recomendamos também para todos que pretendem visitar a Ilha de San Andrés unicamente, já que a conexão da Copa Airlines é bem mais rápida e o vôo do Panamá até a ilha não dura mais que 1h. Se for combinar a viagem com uma visita à capital colombiana, escolha a segunda opção.

 

Pontos Turísticos

 

A ilha tem como principal ponto turístico o seu mar de sete cores, sendo ideal para nadar, mergulhar e fazer diversos passeios. Não existem muitos pontos históricos, então você irá aproveitar basicamente a praia e os passeios com mergulho. Os poucos museus e locais históricos que existem podem não ser muito interessantes para a maioria dos visitantes devido a estrutura mais simples.

 

Ilha de Johnny Cay
Ilha de Johnny Cay

 

A Caverna de Morgan, ou Cueva de Morgan, é uma atração a ser considerada caso tenha tempo sobrando. O local abriga um museu que mostra a cultura e a história da ilha, cuja atração principal é uma caverna onde o Pirata Morgan abrigava seus tesouros.

Aproveite para conhecer a ilha no seu primeiro dia, alugando um carrinho de golfe e fazendo a volta pela ilha para conhecer seus pontos de interesse. Poderá parar em West View, um ótimo local para mergulho; Hoyo Soplador, um gêiser natural, provocado pela pressão da água do mar entre os túneis de pedra, gerando um “sopro” de ar que empurra a água para cima, além da Peatonal, principal praia da ilha, na região central, com diversas lojas e calçadão para caminhar.

Existe ainda o Parque Regional de Johnny Cay, localizado a 15 minutos de barco de San Andrés, onde você terá diversos restaurantes e bares que servem comidas e bebidas típicas. Poderá observar durante o passeio tartarugas, iguanas e outros animais, além de mergulhar e aproveitar a praia, que possui um mar de cor azul incrível.

 

Haynes Cay, em San Andrés
Haynes Cay, San Andrés

 

Outro ponto interessante a ser visitado é o Aquário, uma pequena ilha repleta de peixes, onde se pode fazer mergulho com snorkel e fica próximo de Haynes Cay, uma ilhota boa para descanso.

Sendo assim, em apenas três dias poderá conhecer todos os pontos turísticos e aproveitar este belíssimo mar de sete cores que só é encontrado neste local.

Se quiser poderá combinar este destino com a ilha de Providência, partindo de San Andrés num avião da companhia aérea Searca (compre no site da empresa Satena), num trajeto que leva 20 minutos, ou ainda ir com o catamarã El Sensation, que leva cerca de 3 horas para percorrer o trecho.

San Andrés combina também com Bogotá, Cartagena e Santa Marta, outros excelentes destinos da Colômbia.

 

Localização da ilha

 

 

Em breve publicaremos também as opções de hospedagem da ilha e os restaurantes que recomendamos visitar para ajudar no roteiro de vocês.

Para qualquer dúvida envie um comentário que responderemos o mais rápido possível.

18 comentários em “Ilha de San Andrés, Colômbia

  1. San Andrés é demais, ne? Na Colombia, fomos para Isla Baru e adoramos… o mesmo mar do Caribe, que já encanta os nossos corações. Ainda não tinhamos curso de mergulho quando fomos, então taí mais um motivo para voltar – dessa vez com destino a San Andrés.
    Quando fomos, levamos passaporte (ainda bem, não estavam aceitando apenas documento de identidade, acredito que porque fizemos conexão no Panamá, como você relata ai). Ufa!
    E é sempre bom ganhar um carimbinho ne? Hehehe

  2. San Andrés é demais, ne? Na Colombia, fomos para Isla Baru e adoramos… o mesmo mar do Caribe, que já encanta os nossos corações. Ainda não tinhamos curso de mergulho quando fomos, então taí mais um motivo para voltar – dessa vez com destino a San Andrés.
    Quando fomos, levamos passaporte (ainda bem, não estavam aceitando apenas documento de identidade, acredito que porque fizemos conexão no Panamá, como você relata ai). Ufa!
    E é sempre bom ganhar um carimbinho ne? Hehehe

  3. San Andres, uma ilha que chama cada vez mais minha atenção. Devo dizer. que os franceses não a conhecem e que a descobri aqui, com os brasileiros. E que surpresa ! Não vejo hora de chegar e fazer o que mais amo: deitar na areia pe na agua azul turquesa em pleno sol e lendo um livro. Se sou fa de praia ? Adoro mesmo ! 🙂

  4. Ahh.. Colômbia <3 Sou louca para conhecer esse destino! Quem nunca sonhou com Caribe né? Depois de ler esse post então a vontade de conhecer aumentou demais! hahaha.. Estou só esperando uma boa promo de passagem para ir. Amei o post!

  5. O mais interessante desse roteiro é por ser mais econômico e ter a beleza do mar azul turquesa do caribe. Muita vontade de conhecer esse paraíso e mergulhar nessas águas cristalinas e fazer umas comprinhas com certeza. Ótimo relato e fotos!

  6. O famoso paraíso, bem já sou suspeito em falar por que adoro mar, praia… conheço alguns amigos que foram para la e fiquei encantado com as belezas, depois da Tailândia acho que a Colômbia sera o próximo destino, o Post esta muito bom com dicas valiosas. um grande abraco @viajandodebarraca

  7. Colômbia é mais um destino que está em minha lista de desejos. San Andrés é lindo demais, um paraíso. Sonho com esse mar de cores tão lindas, essa areia branquinha e a energia que deve ser incrivel. Lindas fotos e ótimo roteiro. Seguirei todas as dicas com certeza.

  8. Ahhh, a Colômbia!
    Esse ,ar me encanta e San Andres está em minha lista há tantos anos…
    Seu post me deixou com mais vontade de planejar uma viagem para lá e em breve!
    Gostei muito do que li e das belas fotos.
    Abraços.

  9. Ilha de San Andrés, está na minha lista de desejos, mas nunca tinha pesquisado nada sobre… Adorei todas as dicas, as informações foram muito úteis e me deixaram com mais vontade ainda de conhecer!

  10. Quero muito conhecer a Colombia, e em especial San Andres. Esse mar de 7 cores é uma das coisas mais bonitas que já vi, mesmo tendo visto só por foto.

  11. Adorei o post. Esse é um destino que tem chamado nossa atenção. Já ouvi falar que o passeio de barco para os locais próximos são bem aventureiros ( muitas ondas e movimentação na lancha). Eu, francamente, sou tranquila com essas coisas. Gosto de viagens mais roots mesmo (rs), mas como estaremos com 1 criança e 1 bebê, queria saber sua opinião. Acha que rola de boa ou seria muita aventura?!

Deixe uma resposta