Economize nas suas viagens ao voar com as low cost

O que são companhias aéreas low cost?

 

Uma companhia aérea low cost, ou low fare, é uma companhia de baixo custo, que possui tarifas reduzidas se comparadas com as demais. Os custos são reduzidos porque nestas empresas eliminam-se todos os serviços que não são necessários para a manutenção de suas operações.

Este conceito surgiu nos Estados Unidos por volta dos anos 90, porém ficou mais conhecido na Europa, onde ainda hoje é muito comum. As companhias low cost oferecem preços muito menores do que os praticados pelas demais companhias aéreas (tradicionais e charter), o que as tornam muito competitivas. O transporte aéreo a baixo preço é o foco principal destas empresas, que fazem de tudo para economizar, utilizando aeroportos secundários longe dos principais centros urbanos, disponibilizando mais lugares nas aeronaves, reduzindo os custos de manutenção, utilizando os aviões e suas tripulações com mais frequência e também parando por um tempo menor nos aeroportos.

 

Como comprar passagens destas companhias?

 

No Brasil, assim como nos outros países, é possível comprar através do site das companhias e também de alguns agregadores, como o Skyscanner, o Kayak e o Momondo. O melhor a fazer é pesquisar em um agregador, encontrar o melhor preço e então seguir para o site da empresa aérea para efetuar a compra. Caso você compre no mesmo site onde buscou a passagem, pagará uma tarifa maior por estar incluída a comissão dele.

Escolha as empresas que possuem hub nos destinos em que estará visitando, este será o seu ponto de partida. Desta forma evitará escalas e estará economizando também.

 

Vantagens e desvantagens

 

A maior vantagem de se viajar numa low cost é com certeza o baixo preço. Dependendo da promoção, você poderá pagar R$ 20,00 por trecho, algo incomum aqui no Brasil, porém notamos algumas desvantagens como o fato de utilizarem aeroportos secundários, muitas vezes distantes dos centros urbanos, não possuírem serviço de bordo gratuito e o conforto ser muito pequeno, tendo em vista que as poltronas não reclinam na maioria delas.

Também não é possível despachar grandes volumes. O máximo permitido na maioria delas é uma mala de até 15 kg ou 20 kg e uma mala de mão, que não deve ultrapassar as medidas do padrão da empresa. Em algumas a bagagem despachada inclusive é cobrada.

Os atrasos não são tolerados, por isso chegue sempre com uma antecedência de pelo menos 3h para não perder o seu vôo e fique atento aos painéis de informação do aeroporto. Faça também o seu check in online e já venha com o cartão de embarque impresso, o check in presencial é cobrado.

 

Vale a pena viajar de low cost?

 

Viajar de low cost valerá muito a pena se quiser conhecer vários destinos numa única viagem, pois as tarifas são muito reduzidas, sendo mais barato até do que usar ônibus ou trem. Porém é necessário se organizar e comprar a passagem com bastante antecedência, caso contrário estará pagando o mesmo preço ou mais caro do que se comprasse uma passagem de uma companhia tradicional. Você poderá economizar bastante ao viajar com estas empresas na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos.

 

Lista de algumas companhias low cost

 

América do Norte

  • Estados Unidos – Allegiant Air, Frontier Airlines, JetBlue, Southwest Airlines, Spirit Airlines, Sun Country Airlines, Virgin America

América do Sul

  • Argentina – Sol Líneas Aéreas
  • Brasil – Azul e Gol
  • Colômbia – Viva Colombia

Ásia

  • Malásia – Air Asia

Europa

  • Alemanha – Air Berlin, Germanwings
  • Espanha – Iberia Express, Volotea, Vueling
  • Irlanda – Ryanair
  • Reino Unido – Easy Jet

 

Referência: Wikipédia e Melhores Destinos

18 comentários em “Economize nas suas viagens ao voar com as low cost

  1. Olha que bacana! eu não sabia sobre essa companhia e os benefícios que ela oferece, já vou procurar uma passagem para o meu próximo destino 😀

  2. Muito bom essas dicas… me lembrou quando fiz meu mestrado e, em um dos trabalhos, analisamos as companhias britânicas EasyJet e Ryanair. Bem interessante a forma como elas atuam, precisavamos duma dessas aqui no Brasil ne?
    A parte ruim é que trabalham com aeroportos distantes, então vale a pena ficar esperto com o valor do transfer/taxi… Beijao

  3. Muitooo bacana seu post, adorei as dicas! Já usava um ou outro aplicativo de buscas low cost. Uma pena que no Brasil ainda nao termos essas opções… Tudo é caro por aqui, até uma simples ponte aerea bjss

  4. Sempre que der e que for mais barato, eu viajo de low cost e posso confirmar que vale super a pena> Não, as poltronas não reclinam, tem que chegar com a passagem impressa mas pagar 15 reais para conhecer um pais distante de milhares de km vale a pena ne ? Ja viajamos em ultima hora pagando 300 reais ida-volta entre uma cidade pequena da França para Londres ou ainda 120 reais para ir no Marrocos. Definitivamente, vale super a pena SE o valor for muito mais barato que uma companhia de valores normais, ganhando ainda pensando no valor gastado para o translado ate a cidade. Em Londres custa 19L / pessoa / trecho ou seja. passagem tem que custar pelo menos 40L a menos para valer a pena 🙂

  5. Falou em low cost e em economia é comigo mesmo, rs. Sabia que a Ryanair vai começar a operar voos para o Brasil? Não sei se o preços se manterão vantajosos, mas só de aumentar a concorrência, eu já vejo com bons olhos.

  6. O que seria de minhas viagens se não fosse as companhias low cost? Amo viajar e a primeira coisa que avalio é a passagem aérea, se o preço estiver bom logo já compro!! Parabéns pelo post. Não conhecia algumas companhias low cost da Europa! Beijos

  7. Sempre que encontro trechos eu viajo de low cost, geralmente são boazinhas, só menores e sem serviço de bordo! Um grande problema às vezes é conseguir passar o cartão diretamente no site da companhia.. Tive esse probleminha na Tailândia, mas consegui que o hotel que eu ia ficar comprasse e deu tudo certo!!

  8. Viajar com uma companhia Low Cost é realmente muito bom em certas viagens… Adorei as dicas, não sabia que cobravam pelo check-in presencial!

  9. sempre utilizo os voos lowcost, e na minha opiniao vale a pena sim, pq é muuuuito barato!!!! Mas pra qm faz questão de um pouco mais de conforto, não indico né?!
    Essas empresas entregam exatamente o que cobram

  10. Post muito importante, pois as vezes as pessoas pensam que quem viaja muito é rico, quando na verdade quem viaja muito pode até ser rico mas também pode ser uma pessoa que busca informações como essa! É muito importante baratear a viagem sempre que puder.

Deixe uma resposta