MSC Splendida em Ilha Grande

Vantagens e desvantagens de se viajar num cruzeiro

Neste post iremos esclarecer as dúvidas de viajantes que estão planejando fazer um cruzeiro ou que gostariam de saber mais sobre o assunto, para que vejam quais são os pontos positivos e negativos de se fazer uma viagem assim e possam decidir melhor.

Como existem muitas opções disponíveis de roteiros e navios não só no Brasil como também no exterior, é sempre bom pesquisar e planejar bem antes de escolher que tipo de cruzeiro irá fazer.

 

Vantagens de se viajar num cruzeiro

 

 

Atividade de recreação infantil no MSC Splendida

 

  • Uma das maiores vantagens que observamos é poder conhecer vários lugares numa só viagem, podendo inclusive conhecer vários países dependo do roteiro escolhido, com todo o conforto de se estar a bordo de um verdadeiro resort, e sem precisar ficar trocando de hotel durante o período que estiver viajando.
  • Os cruzeiros reúnem também diversos itens de lazer num só lugar, onde a maioria deles já está inclusa no preço final da viagem. O cruzeirista terá a sua disposição além da hospedagem, teatros, bares, restaurantes, piscinas, academia, discoteca, cassino e até mesmo um shopping a bordo com várias lojas duty free, entre outras atrações que poderão estar disponíveis nos grandes navios.
  • Uma viagem de cruzeiro pode reunir toda a família, pois existem equipes de animação para todas as idades com atividades distribuídas ao longo do dia, contando inclusive com recreação para as crianças, que poderão ficar num clube enquanto os pais aproveitam o navio. Além disso, o cruzeiro é um local ideal para se fazer muitas amizades, onde você irá viver uma realidade totalmente diferente da sua.

 

Bar com boliche no MSC Splendida
Boliche MSC Splendida

 

  • Por ser um investimento único e que pode ser parcelado, reunindo toda a viagem num pacote, em geral é mais barato viajar de cruzeiro do que viajar de avião, considerando o deslocamento entre as cidades e também os gastos com alimentação e atividades de lazer. Pode-se viajar para a Europa por exemplo, num roteiro de 14 dias, onde o custo final do cruzeiro equivale somente ao preço da passagem aérea que você pagaria para fazer esta viagem.
  • Não há limite de peso ou mesmo quantidade máxima de malas que se pode levar, além de você não precisar ficar arrumando as malas durante a viagem, o que facilita bastante. E depois da nova resolução da ANAC que autoriza as empresas aéreas a cobrar pela bagagem despachada, a vantagem dos cruzeiros se tornou ainda maior.

 

Desvantagens de se viajar num cruzeiro

 

 

MSC Splendida em Búzios

 

  • Algumas pessoas podem sofrer com a maresia ou apresentar algum tipo de enjoo durante a viagem, impedindo que ela possa aproveitar o cruzeiro. Isso é raro, mas para se prevenir leve algum tipo de medicamento para utilizar nestes casos. O navio pode balançar um pouco mais dependendo do roteiro, geralmente durante a navegação em alto mar.
  • Em caso de mudanças climáticas, o navio pode não fazer alguma parada programada, alterando o roteiro. Caso houver alguma alteração você será informado antecipadamente, não prejudicando a sua viagem.
  • Outro ponto negativo seria o custo do deslocamento de sua residência até o porto de embarque, o que pode encarecer a sua viagem. Existem casos onde o gasto com a passagem aérea pode ser até maior do que o custo do cruzeiro, normalmente quando os portos de embarque são no exterior. Por isso, é sempre bom pesquisar o custo do deslocamento antes de fechar o seu cruzeiro.
  • As bebidas são cobradas em Euro ou Dólar, mesmo que o cruzeiro seja no Brasil, o que pode encarecer bastante as suas refeições, apesar de todas elas estarem inclusas. A grande maioria dos navios oferece pacotes de bebidas, com um ótimo custo benefício. Informe-se antes de fechar o seu cruzeiro.
  • Por fim, a última desvantagem importante que percebemos é o fato do tempo de parada ser reduzido em alguns portos do roteiro, impedindo que se conheça o destino por completo e todos os seus pontos turísticos. É bom se programar antes de ir e definir quais atrações vai querer conhecer, pois o navio tem horário certo para sair e não espera caso não esteja no horário marcado.

 

Gostou deste post? Tem alguma dúvida? Escreva o seu comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.

 

 

15 comentários em “Vantagens e desvantagens de se viajar num cruzeiro

  1. Adorei os pontos positivos e negativos, é bem isso mesmo que você disse! Eu adorei, gracas a Deus nao enjoei (e o tempo estava bom)… o deslocamento até o porto é um ponto importante! Tem estacionamentos lá (claro que pagos), mas ainda é uma boa opcao! Ou pegar um onibus ate a cidade destino (a mais perto pra gente é Santos). Beijao

  2. Eu acho que não me encaixo com os pontos negativos, por isso que até hoje, eu e meu esposo não fizemos um cruzeiro.
    Mas vou analisar com carinho algumas propostas porque queremos viver essa experiência.
    Abraços.

  3. Eu tive o prazer em fazer e ameii, graças a Deus não passei mal nenhum dia. Quero muito fazer outro, em breve. Mas acho realmente mto caro a cobrança dentro do navio em dolar, mesmo sendo dentro país. Muito bom poste dicas super precisas. Abraços

  4. Nunca viajei de cruzeiro, deve ser muito bom. Mas como vi aí nos pontos negativos, as vezes pode haver mudança de roteiro devido ao clima e as parada nos lugares ser reduzida, por isso nunca me empolguei muito pra fazer um cruzeiro. mas confesso que ir com uma turma bem animada, dever ser muito bom, as vezes penso nisso =)

  5. Adorei o post! Sério.. Eu vou te falar que nunca fiz viagem de cruzeiro, achei que não era a minha praia. Mas tbm nunca tinha lido nada a respeito de vantagens e desvantagens,deixa tudo muito claro pra quem está na dúvida…. Parabéns!

  6. Muito bem detalhado e informado, minha namorada quer fazer um cruzeiro, não é meu passeio favorito mas curto a ideia, vou mostrar o blog de vocês. Com certeza ela vai se animar ainda mais. Obrigado pelas dicas e informações !

  7. Adorei o post e, super concordo com tudo que disse. Já fiz um cruzeiro pela Amazônia e foi incrível, tive gastos com deslocamento e lembrancinhas, mas as comidas, bebidas e passeios estavam inclusos no pacote. Como não fiquei no mar, não senti enjoo, foi tudo muito bom!

  8. Adoro esse tipo de post: objetivo e que fala tudo que precisamos. Tenho um receio de viajar em Cruzeiro.. por causa de tempestades em alto mar… imagine!!! mas ao colocar vantagens e desvantagens, dá pra animar.. vamos ver..hehhehe

  9. Sou muito suspeita a falar porque eu simplesmente AMO fazer cruzeiros. Adoro o passeio, a comida, a estrutura, a possibilidade de conhecer vários lugares, a mordomia… rs. Mas realmente passar pouco tempo em lugares pode ser uma desvantagem.

  10. Nooooossa, “E depois da nova resolução da ANAC que autoriza as empresas aéreas a cobrar pela bagagem despachada, a vantagem dos cruzeiros se tornou ainda maior.” muuuuuito verdade! Não tinha pensado nisso.

    Super vale a pena mesmo.

    Eu nunca quis ir por causa de alguns dos pontos que você listou de desvantagem mesmo: enjoar, mudanças climáticas (titanic style hahaha) e o tempo de parada. Sempre tive impressão que se fica mais dentro do navio do que passeando.

    Mas com certeza com essa resolução está valendo muito a pena.

    Adorei o post! Parabéns e obrigada pelas dicas.

    Beijos

Deixe uma resposta